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Sondagem

Ponte Salvador-Itaparica começa sondagem em águas profundas com uso de balsa e equipamentos de alta tecnologia

O sistema de compensação usa sensores e mecanismos hidráulicos para ajustar ativamente a posição da perfuratriz em resposta aos fatores externos.


Foto: Reprodução

A sondagem do Sistema Rodoviário Ponte Salvador-Itaparica entrou na etapa de águas profundas nesta quarta-feira (3), quando foram iniciadas as perfurações nos trechos que possuem de 10 a 60 metros de profundidade da Baía de Todos-os-Santos. O serviço começou do lado de Salvador, na região da Praia da Boa Viagem, na Cidade Baixa.

Nesta fase, está sendo utilizada uma balsa de grande porte com 75 metros de comprimento e área de convés de, aproximadamente, dois mil metros quadrados. Montado sobre a balsa está um equipamento de perfuração que veio da China exclusivamente para execução da sondagem da ponte e que marca o início do intercâmbio tecnológico Brasil-China proporcionado através desse projeto.

Este tipo de perfuratriz é uma novidade que possui a tecnologia chamada de "Sistema de Compensação de Ondas". Esse sistema é fundamental para garantir a excelência dos resultados durante a coleta do material. Assim, mesmo com os balanços em função das ondulações e tempo chuvoso, que podem causar oscilações na balsa, a perfuratriz extratora das amostras do solo fica sempre estabilizada. O sistema de compensação usa sensores e mecanismos hidráulicos para ajustar ativamente a posição da perfuratriz em resposta aos fatores externos. Isso é fundamental já que os movimentos da balsa não podem interferir na coleta do solo marinho.

Em cima da balsa que atua em águas profundas foram instalados também 15 contêineres. Eles passam a funcionar como uma espécie de canteiro de obras avançado ao mar, com equipes de operação, suporte técnico, administrativo e almoxarifado.

O CEO da Concessionária Ponte Salvador-Itaparica, Cláudio Villas Boas, comenta que todo o diferencial tecnológico utilizado visa garantir a segurança e a excelência dos trabalhos. "Um dos grandes legados desse investimento que estamos fazendo é o intercâmbio tecnológico gerado a partir das inovações chinesas que estamos trazendo para o Brasil. Haverá uma troca de conhecimentos importante entre os profissionais brasileiros e chineses que estão atuando em nosso projeto. Portanto, é nosso compromisso incorporar tecnologias de ponta ao trabalho desenvolvido pela Concessionária de modo a obter sempre os melhores resultados".

Villas Boas também enfatiza que a contratação de trabalhadores brasileiros e de empresas baianas é um dos focos do qual o projeto não abre mão. Até o momento, 17 empresas baianas foram contratadas e 300 empregos diretos e indiretos já foram gerados somente em função da sondagem, que representa um investimento de R$ 160 milhões.

Reprodução

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